Você alguma vez já pensou em adotar um daqueles cães rua que, por vezes, passam a nos seguir? Esse tipo de cachorro é o chamado vira lata ou cão SRD (sem raça definida).
Os cães sem raça definida costumam possuir diferentes tipos de pelagem, personalidade, extremamente carinhosos, fiéis, entre diversos outros fatores. Isso porque são híbridos, sendo uma mistura de raças.
Esse jeitinho diferente dos cachorros vira latas têm atraído diversos brasileiros, sendo a escolha de grande parte da população. Portanto por que não adotar esse tipo de pet?
Índice
As vantagens por trás da adoção de um cão vira lata vai além do fato de conseguir adquirir o seu amigo de quatro patas de maneira gratuita. Já que você é capaz de adotar em ONGs ou mesmo retirar da situação de abandono, por conta própria.
Além disso, os vira latas podem:
Você ainda acha que precisa de mais motivos para adotar um cachorro vira-lata? Além de dar um lar a um animal, você estará salvando sua vida e recebendo em troca, muita gratidão.
Uma das curiosidades você já sabe, o cão vira-lata é resistente às enfermidades, uma vez que passou pela seleção natural da vida das ruas. Mas não apenas isso, aposto que você não sabia que os cães sem raça estão presentes em 41% das casas brasileiras, de acordo com a pesquisa do Instituto QualiBest.
Dentre esses dados, 33% pegam os animais diretamente da rua. Algo comum entre cães e gatos abandonados.
Não podemos afirmar corretamente a origem definida dos cachorros vira-latas, porém sabe-se que, assim como os domésticos, são descendentes de lobos selvagens e, até mesmo, primos de raposas.
O termo “vira lata” é totalmente brasileiro, tendo nascido a partir do fato de que era observado que cães de rua reviravam sacos de lixo e latas em busca de alimento. Em outros países, são conhecidos por “mixed breed” (traduzido como raça misturada).
Diferentemente dos pets, os cachorros SRD possuem um super olfato. De modo que são capazes de identificar qualquer tipo de odor. Visto que já estão acostumados e hábeis a farejar em busca de alimento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono no nosso país. Esse ato é algo que nunca tem um bom motivo. Até porque abandonar um ser é uma das coisas mais terríveis que podemos fazer.
As razões do abandono costumam variar, sendo o mais comum uma mudança, falta de tempo, problemas no relacionamento (como por exemplo, divórcio), entre outros mais.
+Veja também Animais abandonados: Apadrinhamento, lar temporário e ONGs!
Apesar disso, nada justifica larga um pet na rua, sem amor, proteção e cuidados. Fatores aos quais você deve se comprometer ao decidir se responsabilizar por uma vida.
Já que os vira latas são animais sem raças definidas, é compreensível a dificuldade em caracterizar cada um. Pois podem ser uma mescla de duas ou mais raças. No entanto apresentamos para vocês um pouco do que podemos definir sobre esses cachorrinhos.
Sabemos que essas informações ficaram muito vagas, mas realmente não temos como dizer certamente como será o pet que você adquirir, caso seja um SRD.
Embora não seja aqueles bichos de estimação de raça, lembre-se que obtendo um vira lata, você terá um pet único. Já que sua genética será exclusiva, sendo uma mistura de diversos outros cães.
O temperamento dos vira latas costumam ser os mais desejados pelos donos, já que se trata de cães inteligentes, dóceis, tranquilos e experientes. Porém saiba que, por vezes, isso pode não acontecer, pois depende do temperamento dos papais do seu pet. Isso é algo herdado por ele.
Mesmo que os cães de rua sejam independentes, inteligentes e adaptáveis, você deve saber que não deve medir esforços para cuidar desses pets. Isso porque, em algumas situações, o animal passou por maus tratos e possui algum tipo de trauma. Portanto é fundamental que você tenha paciência e muito amor para dar a esse bichinho.
Uma das primeiras medidas a ser tomada assim que ocorre a adoção de um vira lata é a ida à uma clínica veterinária. Pois o cachorro deverá ser examinado e receber algumas orientações, além da vacinação. Como a vermifugação, castração, banhos uma vez por mês, escovação do pelo, entre outros cuidados.
+Veja também Castração de cães: Conheça como funciona esse procedimento!
Atos que você também realizaria a um pet de raça, deve fazer com os vira latas. Assim, não esqueça também dos passeios diários, consultas anuais e demonstração de afeto.
Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade. Logo, pense bem antes de adotar um, pois a sua falta de comprometimento é o sofrimento do seu pet. Compartilhe esse artigo aos seus conhecidos e salve diversos cães.
É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.
Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.