Um dos desejos de muitas pessoas que possuem animais de estimação é levá-los em suas viagens. O primeiro passo para isso é conhecer as regras para o transporte de animais simples e seguro.
Ter um bicho de estimação é semelhante a ter um filho. Isso porque, em todos os momentos, você deve ter responsabilidade e cuidado com seu pet. Inclusive quando se pensa em viajar, pois ele ainda precisará dos cuidados básicos.
Para esses casos, há pessoas que optam por deixar seus pets com algum amigo ou parente. Além disso, também há a possibilidade de mantê-lo em um hotel para animais. Por outro lado, você deve saber que da mesma forma que você sentirá saudades, ele sentirá o dobro.
Então, que tal tentar levá-lo em suas viagens e dar novas experiências a eles? Se sua resposta for sim, confira algumas regras e dicas a seguir.
+Veja também Hotel para cachorro: Dicas importantes na hora de escolher um!
Índice
Posteriormente à decisão de viajar com a companhia do seu pet, é importante conhecer as regras de transporte de animais, dias antes da viagem. Visto que essas variam de acordo com o meio de transporte utilizado. Além disso, para quem não seguir as normas, haverá punições.
A necessidade prévia do conhecimento das regras de mobilidade do seu pet, se deve devido ao fato de que, em qualquer uma das situações, é necessário que ele esteja com as vacinas em dia e obtenha uma aprovação do médico veterinário. Pois uma viagem a longa distância pode prejudicar a saúde do animal.
Uma viagem de carro nem sempre é de longa duração. Já que também se refere à levar seu bicho de estimação a lugares mais próximos, como ir ao veterinário.
Portanto, em qualquer caso de deslocamento do seu pet em seu carro, é preciso que você respeite as leis de transporte. Caso não as siga, você poderá perder alguns pontos em sua carteira, além de pagar uma multa.
Portanto,
+Veja também Uber para cachorro: Dicas para transportar seu pet!
Transporte de animais domésticos em ônibus se torna um pouco mais complicado do que no veículo próprio. Pois nem todas as companhias de ônibus autorizarem a presença de animais, porém não é impossível.
Em suma:
O contato antecipado é importante, pois, em alguns casos, só é permitido o transporte dos animais caso todos os passageiros estejam de acordo.
Nos casos de transporte por avião, os bichos de estimação podem ficar mais estressados, famintos e desidratados. Para que isso seja minimizado, é recomendado que procure voos com trajetos curtos e sem conexões. Além disso, é necessário saber que:
Antes do embarque, deverá apresentar, além da carteira de vacinação e aprovação do veterinário, Certificado Veterinário Internacional (CVI), Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) e passaporte, para viagens internacionais;
Para animais na cabine, a caixa de transporte deve permanecer abaixo do assento do passageiro. Enquanto no porão a caixa ou a gaiola será presa para que evite balanços. Além disso, é indicado que coloque tapete higiênico e deixe um casaco seu de forma que o mantenha mais calmo.
A única exceção sobre o porte se refere ao cão-guia. Isso porque, como seu dono necessita de sua ajuda, ele pode ser transportado tanto nas cabines dos aviões quanto nos ônibus.
+Veja também Tapete higiênico: Conheça os tipos e saiba como fazer o pet a usar!
Tanto para viagens de carro, quanto de ônibus e avião, é aconselhado que:
+Veja também Thundershirt: Colete que auxilia contra a ansiedade do seu pet!
O conforto e a segurança no transporte não devem ser exclusivos às pessoas, mas também aos animais. Visto que assim como nós, eles também estão em perigo caso não transportados de forma correta.
Em suma, principalmente em viagens de carro, pets soltos nos bancos podem causar acidentes, uma vez que distraiam o motorista. Além disso, em situações de batida ou freada brusca, há o risco deles serem arremessados e se machucarem.
Portanto tenha noção se, assim como você, ele se sente animado com passeios, pessoas e novas experiências. Caso contrário, essa pode ser uma situação estressante.
Agora que você conhece as dicas e regras para o transporte de animais, que tal marcar aquela viagem e fazer os preparativos? Temos certeza de que será uma experiência inesquecível.
É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.
Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.