Sabemos que há muitas pessoas que, quando escutam que alguém deseja ter um Rottweiler, já se arrepiam e não compreendem o porquê dessa escolha. No entanto, apesar da cara de mau e corpo musculoso, essa raça tem muito carinho e amor para distribuir.
Dessa forma, a famosa expressão “não julgue o livro pela capa” é ideal aos cães dessa raça. Porém devemos admitir que o preconceito sobre esses pets é muito comum devido muitos serem utilizados como cães de guarda.
A partir de então, você entenderá por que é importante adestrar o cão da raça Rottweiler, de acordo com o que espera do seu animal de estimação. Entendendo mais sobre esse cachorro, você será capaz de cuidar corretamente e ter um ótimo parceiro de quatro patas.
Índice
Não há documentos que indiquem certamente a origem dos cães da raça Rottweiler, mas acredita-se que seus ancestrais vieram de Roma. Cachorros conhecidos por Molossus serviam como guardas e pastores de rebanhos.
Entretanto seu local de origem não é Roma, pois os Molossus acompanharam a legião romana até a Alemanha. Onde cruzaram com outros cães alemães, ocasionando o surgimento de uma nova raça.
Essa raça é considerada cão boiadeiro, pois mesmo após seu nascimento na Alemanha ainda era utilizado como guarda e pastor de rebanho. Além de auxiliar na proteção do dono e carregamento de pequenas carroças com leite e carne.
Houve, porém, um problema gerado com a chegada das ferrovias. Visto que cães boiadeiros foram proibidos, de forma que quase provocou a extinção da raça. Contudo isso foi revertido, na cidade de Rottweil, com o cruzamento da última fêmea pura com outros cães similares, promovido por indivíduos que admiravam a raça.
O Rottweiler é um cachorro muito ativo, protetor e apegado ao seu dono e sua família. O que explica seu instinto territorialista, corajoso e leal.
Isso não quer dizer que a qualquer desconhecido o seu pet irá pular em cima e atacar. Basta iniciar o processo de socialização desde filhote. Já que são inteligentes e fortes mesmo durante essa fase. Portanto o acostume com crianças, outros animais e visitas.
Devido à sua inteligência, também, é classificado como o 9º cão mais inteligente do mundo, de acordo com as pesquisas do doutor Stanley Coren.
Essas características já dizem muito sobre seu comportamento obediente, sociável, brincalhão e carinhoso, desde que seja bem tratado e ensinado.
Sendo um animal extremamente enérgico, um dos primeiros cuidados que você deve ter em mente é a atividade física diária. Logo é importante saber que precisa dispor de tempo e ânimo a esse cão.
+Veja também Atividades físicas para cachorros: Informações sobre o assunto!
Além disso, tenha em mente que, apesar do Rottweiler aparentar ser totalmente saudável, pode ser acometido, principalmente, por dois problemas de saúde: infecção no sistema gastro intestinal e displasia coxofemoral (má formação na articulação do quadril).
Por isso e por qualquer outra doença, recomendamos que leve o seu animal ao médico veterinário sempre que apresentar sinais de alteração comportamental ou fisiológica. Há também a necessidade de vacinações e vermifugações anuais.
Indo uma vez ao ano à clínica veterinária com o seu pet, você será capaz de prevenir e tratar previamente alguma doença.
Outras sugestões que você deve seguir são:
+Veja também Reação de vacina em cães: Saiba como identificar o problema!
Como tutor da raça Rottweiler, você deve começar o adestramento desde filhote. Isso porque o comportamento carinhoso, dócil, brincalhão e amoroso dependerá exclusivamente do seu treinamento e cuidado.
Caso não seja bem adestrado, não garantimos que seus móveis estarão a salvo e seu bicho de estimação não será feroz e bravo. Porém esse não é o maior problema da falta de treinamento desse animal.
O grande agravante da falta de adestramento da raça é o fato de ser perigosa, com corpo musculoso e mandíbula forte. Podendo causar um estrago a quem ele não gostar.
Portanto comece os ensinamentos assim que possível e mostre quais são as suas regras.
Algumas curiosidades sobre a raça você pode conhecer aqui, até porque o Rottweiler não é pouca coisa.
Ter um Rottweiler ao seu lado irá garantir proteção, amor e parceria durante toda a vida do animal. Portanto compartilhe esse artigo aos seus amigos e familiares que não compreendem a sua escolha. E os ensine a amar essa raça tanto quanto você ama.
É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.
Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.