Cachorros da raça Chow Chow são difíceis de passarem despercebidos. Isso porque, à primeira vista, já surge um sentimento amável dentro de nós devido à sua fofura, elegância e quantidade de pelos que chamam muita atenção.
Temos certeza que não há um amante de pets que resista a esse cachorro. Mas você conhece sua personalidade? Sua bela aparência pode enganar os desconhecidos. Visto que, embora pareça inofensivo, por vezes, pode ser um pouco agressivo.
No entanto isso não é uma afirmação de que todos os cães da raça Chow Chow são um perigo, mas sim que depende da forma que é treinado. Se a sua ideia é ter um pet dessa raça, conheça mais sobre sua personalidade e alguns cuidados específicos, para garantir uma boa saúde e qualidade de vida ao animal.
Índice
Fonte: Infoescola
O cachorro Chow Chow é conhecido como uma raça chinesa. Tendo esculturas cerâmicas de cães semelhantes, desde 206 a.C, servindo como registro desse animal.
Apesar disso, há quem diga que são originários da Mongólia ou Sibéria, e foram transportados à China. Presumindo ser uma mistura das raças Spitz e Molossus antigo.
Assim como outros cães do grupo 5, esse bicho de estimação serviu como guarda, tração, pastor e caça. Sendo hoje adquirido como cão de guarda e companhia.
Fonte: Doghero
Ao optar por um pet, o ideal é conhecer sua personalidade, de modo a compreender se está ao seu alcance tratar do adestramento e necessidades diárias do animal. Isso devemos aplicar, principalmente, ao temperamento do Chow Chow.
Sua carinha de urso ou mesmo leão, faz com que muitas pessoas se apaixonem pelo pet e queiram tocá-lo. Contudo tenha em mente que isso pode ser um risco a você, já que você não conhece o jeitinho do animal.
Sendo cão de guarda, essa raça desconfia de pessoas estranhas e outros animais. Além disso, não é alegre, divertido e brincalhão como outras raças que comentamos aqui no site, como membro da família do Pastor Alemão e o Rottweiler, que têm aparências assustadoras, mas são agitados e amáveis. Isso porque é independente, indiferente sobre afeto, territorialista, orgulhoso, dominante e silencioso.
+Veja também Rottweiler: A importância do adestramento para essa raça!
Dessa forma, é muito importante adestrar o cachorro desde filhote, já que, dentre 79 raças, é considerado o 76º mais inteligente do mundo, de acordo com Stanley Coren. Assim seu pet se habituará às pessoas e outros animais, será dócil, obediente e capaz de passear frequentemente, sem riscos.
Até parece que só falamos as desvantagens do Chow Chow, entretanto isso é mais como um alerta, para que não julgue pela aparência.
Embora aja todos esses poréns, quando bem treinado, esse pet será um grande protetor, fiel à família, tranquilo e sociável. Além de ser um bicho de estimação que não requer muita atenção, tempo e energia. Permitindo que o dono trabalhe tranquilamente, o deixando sozinho por longos períodos, já que ele mesmo precisa disso.
+Veja também Pastor alemão: Entenda porque essa raça é conhecida como protetora!
Fonte: Pet caramelo
Na maioria dos casos, a raça Chow Chow costuma ser saudável e resistente às doenças. No entanto isso não o impede de adquirir algum problema, sendo os mais comuns: displasia de quadril, comum em cães de médio e grande porte; dermatite; e pálpebra invertida incomodando os olhos.
Logo é necessário tomar alguns cuidados que previnam problemas ou mesmo as trate assim que possível. Então, o Chow Chow precisa de:
Caso tenha mais alguma dúvida sobre a raça, não deixe de perguntar ao profissional. É comum, apenas isso será capaz de garantir uma boa qualidade de vida ao seu animal de estimação.
Fonte: Fofuxo.com
Há ainda algumas informações interessantes sobre o Chow Chow, como sua história, pelagem e, finalmente, suas cinco características específicas. Devemos ressaltar que o valor de um cão da raça varia muito, por isso, é importante procurar de acordo com a região onde reside.
É bem comum que poucos tenham curiosidade sobre a origem do nome “Chow Chow”, mas agora que estão para descobrir, talvez vocês se arrependam um pouco. Ou não. Já que faz parte da história desse pet.
A verdade é que se refere à uma interferência inglesa sobre o nome anterior “xiao” que significava alimento ou comida. Pois antigamente esse cachorro tinha sua carne vendida em restaurantes chineses como uma iguaria. Além disso, sua pele era considerada um objeto de luxo.
Não bastando esse sofrimento na China, na Inglaterra a raça era exposta em zoológicos, devido ser incomum, na época.
Cães do grupo 5 são mais adaptados ao clima frio, por causa de sua pelagem dupla composta por sub pelos densos. Sendo assim, em países com clima semelhante ao do Brasil, esses pets tendem a sofrer.
Entretanto isso não quer dizer que não podemos ter um em nossas casas. Você apenas deve conhecer a tosa ideal ao animal em climas quentes. Sendo essa mais curta, porém sem a utilização da máquina, somente tesoura.
Dessa forma, o Chow Chow manterá o formato arredondado.
A principal e mais conhecida característica do cão Chow Chow é sua pelagem densa e rechonchuda. O que faz com que seja reconhecido à longas distâncias. No entanto, mais que isso, ele também possui:
Basta ele ser bem adestrado e não se sentir desafiado.
O Chow Chow pode ser um pet com temperamento complicado e cuidados necessários. Mas lembre-se que para um tutor que dispõe pouco tempo e energia ao animal, será uma boa opção. Você consegue manter um boa socialização desde que dê alguma atenção na hora da adestração do seu cão.
Além disso, mesmo para famílias com crianças, será ótimo. Pois, apesar de desconfiar de estranhos, se dá muito bem com os pequeninos.
Aprendendo sobre o jeitinho desse cachorro, você será capaz de lidar e conviver bem com seu pet. Compartilhe esse artigo e permita que outras pessoas mais conheçam tudo sobre a raça.
É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.
Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.