O uso do carvão ativado para cachorro funciona para ajudar a diminuir os efeitos de intoxicações. Desse modo, é um medicamento muito usado nesse contexto.
No texto de hoje, vamos explicar melhor sobre ele e trazer as principais informações a respeito de seu uso e efeitos. Para saber tudo sobre a relação do carvão ativado com os cães, siga conosco nessa leitura. Vamos ao texto!
Índice
O carvão é uma substância que já conhecemos bem. Entretanto, você sabe o que é o carvão ativado?
O carvão conta com carbono em sua composição. Para “ativar” o carvão é preciso que seus micro poros abram entre átomos de carbono através do oxigênio também presente.
Dentro do contexto desse texto é preciso saber que o carvão ativado é uma substância que tem capacidade de atrair diversos contaminantes ingeridos pelos cães.
+Veja também Alergia em cachorros: Causas e tratamentos para o problema!
Carvão ativado para cachorro funciona como uma forma de diminuir ou anular o efeito de alguma toxina que o animal ingerir. De modo geral, com a administração certa de forma precoce é possível reduzir 75% da absorção da toxina.
Isso porque o carvão ativado é uma substância absorvente e porosa não tóxica para os animais, que puxa as moléculas, no caso as toxinas para si, diminuindo os efeitos no organismo do cão.
Porém, é preciso garantir seu uso de forma rápida, uma vez que o animal digerir a substância, o efeito do carvão diminui bastante.
Embora não faça mal para os animais, como qualquer substância, é preciso ministrar a quantidade correta, tanto para evitar overdose, quanto para evitar que se use uma quantidade muito baixa que não vai ajudar.
De modo geral, o indicado é um comprimido para cada 5kg de peso. O comprimido deve ser diluído em água e servido de forma oral.
+Veja também Vitamina para cachorro: Conheça os tipos e motivos para o uso!
Quando pensamos em envenenamento é preciso sempre agir de forma rápida, de preferência na primeira hora. O carvão ativado para cachorro tem efeito relativamente rápido.
Dessa maneira, dentro de duas horas é possível verificar o efeito do produto, reduzindo as toxinas.
Os sintomas de intoxicação podem ser variados, dependendo do tipo de veneno, planta, inseto ou produto ingerido.
Entretanto, de modo geral, os principais sintomas de intoxicação em cães são:
+Veja também Epilepsia canina: Cuidados e tratamentos da doença!
Você já deve ter ouvido falar que chocolate faz mal para cães. Entretanto, você sabe o motivo? O que ocorre é que o cacau e consequentemente o chocolate, conta com uma substância chamada de teobromina. Em humanos ela não é tóxica, porém, em cães sim. Além disso, quanto mais cacau tiver no chocolate, mais teobromina terá.
De modo geral, os sintomas da intoxicação começam cerca de 6 a 12 horas após a ingestão. Desse modo, assim que ver que o animal comeu chocolate, é preciso induzi-lo ao vômito e em seguida administrar carvão ativado. Dessa forma, anulando bastante os efeitos.
Entretanto, é importante, que o uso do carvão seja feito antes de 2 horas, tempo que o chocolate já terá sido digerido pelo cão.
Mesmo que o carvão ativado para cachorro não seja tóxico, como vimos acima, é importante dar a quantidade certa. Entretanto, mesmo não sendo tóxico, seu uso traz algumas reações e efeitos colaterais.
Um dos seus principais pontos, é que ele tem capacidade de reduzir em até 75% a absorção de toxinas pelo animal. Em contrapartida, algumas reações são esperadas, como: fezes com coloração escura e constipação leve. Além disso, é comum que tenha outras reações, porém, ocasionadas pela intoxicação.
+Veja também Ração medicamentosa: Uma nova alternativa para cuidar do seu pet!
Separamos abaixo alguns dos principais agentes causadores de envenenamento em cães. Confira também, como o carvão ativado ajuda no processo. Veja!
O arsênico é um dos tipos de venenos mais conhecidos. Desse modo, é dos dos principais tipos usados por pessoas mal intencionadas para matar os animais.
Além disso, usa-se o arsênico em outros contexto, por conta disso, pode ocorrer do cachorro ingerir de forma não intencional.
O tempo é muito importante nesse contexto, e as primeiras horas são essenciais. É preciso agir com urgência fazendo o animal vomitar e em seguida administrar carvão ativado para ele.
O etilenoglicol é bastante usado com anticongelante em carros. Desse modo, seu uso é tóxico para os animais. Por contar com álcool em sua composição, os sintomas são parecidos com um embriaguez.
O uso do carvão ativado deve ser feito assim que notar a ingestão do animal. Primeiramente é preciso induzir o vômito, seguida de carvão ativado e sulfato de sódio.
Existem alguns insetos que causam intoxicação em animais como cães e gatos, como a cantina. De modo geral, não existe um tratamento padrão para esse tipo de intoxicação. Entretanto, a utilização de carvão ativado tem se mostrado como uma forma de desintoxicar o animal.
Os inseticidas são produtos venenosos compostos de substâncias como piretrina, clorado, carbamatos, entre outros. Todas essas substâncias também são tóxicas para os cães, e podem levá-los à morte.
Desse modo, se ver que seu cachorro inseriu inseticida, o primeiro socorro indicado é a indução ao vômito, podendo utilizar água oxigenada 3% e logo em seguida administrar carvão ativado.
De modo geral não são todos os cogumelos que são venenosos para cachorro. Entretanto, existe uma grande quantidade que são. Dessa forma, é sempre preciso evitar que eles comam esse tipo de alimento.
Porém, caso veja seu cachorro comendo cogumelos, o recomendado é induzir o animal a vomitar e logo em seguida administrar carvão ativado para ele.
Portanto, se gostou do artigo de hoje. Compartilhe e passe a informação adiante!
É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.
Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.