Conhecido nas telinhas como Beethoven e reconhecido por onde passa devido às suas características físicas. O cachorro São Bernardo passa uma impressão de travesso e brincalhão, porém isso não é tudo.
Embora o filme Beethoven passe a ideia de uma raça desobediente, essa pode ser um ótimo cão de guarda. Já que se torna tão apegada aos donos que passa a ser protetora e companheira.
Se as suas maiores preocupações com os São Bernardo são a sua personalidade e o fato de ser um cão de grande porte, conheça mais informação que podem mudar a sua perspectiva sobre esse pet.
Índice
Dentre as raças de cães de grande porte, os cachorros São Bernardo compõem o grupo que auxilia em missões de resgate e servem como cães de guarda. Funções essas realizadas desde 1660, de modo que, esse cão é considerado Mastiff ou Sheepdog.
Sua origem iniciou nos Alpes Suíços, mas se manteve em Roma, visto que a raça foi levada à essa região e cuidada por monges. A partir de então, esses cães foram utilizados na proteção de monastérios, resgates e pastoreio.
O São Bernardo é uma raça criada a partir da necessidade de um cão resistente, com pelagem isolante e faro otimizado, da mesma forma que o Beagle. Ou seja, o foco de sua origem está em ser um cão trabalhador.
Entretanto, apesar de alguns tutores adquirirem a raça como cão de guarda, há também aqueles que a obtém apenas como cão de companhia. Uma vez que é um cão sociável e amável com crianças.
+Veja também Cão beagle: Conheça as vantagens e curiosidades da raça!
Alguma vez já ouviu a expressão “quem vê cara, não vê coração”? Por vezes, pode servir ao São Bernardo. Já que há quem se assuste com seu corpo robusto, grande porte e jeitinho possessivo.
Na realidade, caso você seja um dono de São Bernardo, perceberá o quão dócil, amigável, sociável e carinhoso essa raça pode ser. Além disso, é um cão carente que adora atenção, carinho e brincadeira.
Esse animal de estimação pode parecer agressivo, porém é apenas territorialista, possessivo e desconfiado com estranhos. No entanto pode se dar muito bem com estranhos, crianças e outros animais. Basta ensiná-lo desde cedo.
O adestramento imediato é essencial, uma vez que é mais fácil lidar com um filhote de São Bernardo do que com um cão na fase adulta. Pois esse pode chegar a 120 quilos, o que complicará um pouco as coisas.
Esse pet está localizado em 65º lugar, entre outras 79 raças de cachorros mais inteligentes do mundo, de acordo com Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães. Isso pode não parecer muito bom, porém, caso bem treinado, obedecerá aos comandos rapidamente.
Dessa forma, lembre-se de que o temperamento brincalhão e travesso pode ser controlado. Ter essa raça não será sinônimo de ter um Beethoven em sua casa.
Tratando agora do porte desse cachorro, precisamos ser sinceros e deixar claro que ter um São Bernardo não é para qualquer um. Isso porque é uma raça que necessita de grandes áreas, como quintais ou apartamentos grandes.
Entretanto não desista ainda, pois tendo um espaço com tamanho razoável, esse cão pode viver dentro de casa. Já que adora ficar perto de sua família, não sendo muito bagunceiro e bastante tranquilos.
Além disso, outro fator que defende a permissão do São Bernardo dentro de casa é o fato de não suportar bem os climas quentes devido à sua pelagem dupla. Sendo assim, manter esse pet dentro de casa ou apartamento é essencial ao seu bem-estar.
Para saber como fazer para que esse cachorro não destrua sua casa, leia o próximo tópico.
+Veja também Husky Siberiano: Veja 3 curiosidades dessa incrível raça!
Semelhantemente a qualquer bicho de estimação, o São Bernardo apresenta propensão à algumas doenças. Essas causadas principalmente por causa do seu tamanho. Sendo esse um dos motivos da raça possuir uma expectativa de vida baixa.
Um dos problemas comuns aos cães de grande porte é a displasia coxofemural, um mau encaixa das articulações. Além disso, há a possibilidade do surgimento de câncer ósseo, convulsões ou mesmo torção gástrica. A última condição causa acúmulo de gases e alimentos devido à torção do estômago.
Para garantir um bom cuidado e qualidade de vida ao São Bernardo, é sugerido:
+Veja também Atividades físicas para cachorros: Informações sobre o assunto!
Agora você sabe o que é necessário para ter e cuidar de um São Bernardo. De forma que é perceptível que não será uma tarefa fácil. No entanto valerá muito a pena, pois serão anos de companheirismo e amizade.
É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.
Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.