Quem não ama um cãozinho, não é? Os cachorros são presença garantida na casa dos brasileiros e cada vez mais as pessoas buscam raças de cães pequenos para se ajustarem a suas casas. Você pode ter um cão sem precisar de centenas de metros disponíveis.
Por conta disso, no texto de hoje, reunimos as 10 raças mais indicadas de cachorros pequenos para você ter em sua casa.
+Veja também Cães para apartamento: Saiba como escolher a raça ideal!
Índice
Abaixo as 10 raças de cães mais indicadas para ter em sua casa e/ou apartamento. Acompanhe!
Pug é uma raça muito popularizada nos últimos anos. Com seu focinho achatado, dobrinhas e um olhar bobo (no sentido doce da palavra), são as características que tornam essa raça tão amada.
Essa é uma raça menos ativa, principalmente por conta das suas limitações respiratórias. É um cão calmo e que gosta de ficar bastante tempo deitado. Uma ótima opção para quem quer ter um cãozinho em um apartamento pequeno.
A raça também é muito dócil, não costuma latir e é bastante apegado aos seus donos.
Essa simpática raça parece que está sempre sorrindo. E esse “sorriso” combina perfeitamente com a raça. São ativos, rápidos, gentis e ótimos com crianças.
Embora pequenos, a raça gosta bastante de se movimentar.
Pode não ser a melhor ideia deixá-los “presos” dentro de um apartamento. Se você passear bastante com ele ao longo do dia, consegue facilmente se adaptar a locais menores.
O boston terrier é bastante confundido com pugs e buldogues franceses. Mas difere no tamanho e no “achatamento” do focinho. A raça surgiu nos Estados Unidos, em Boston, de onde vem seu nome.
A raça é pequena e atlética. Adoram praticar exercícios. No geral, são dóceis, mas podem brigar com outros cães, principalmente desconhecidos.
A raça é bastante ativa, então, é recomendado ter espaço para eles, como um quintal ou gramado.
Os yorkshire são o estereótipo de cão de apartamento, seja pelo seu porte minúsculo ou pela apego ao dono.
Essa raça miniatura é cheia de personalidade e é bastante carente, sempre querendo a atenção dos donos. Se você quer um cãozinho que não desgruda de você, esses peludinhos são uma ótima pedida.
O pinscher é uma das raças preferidas no Brasil, principalmente para casas pequenas e apartamentos. Isso porque o cão é uma das menores raças do mundo, na sua versão zero. A raça é inclusive a menor raça de guarda do mundo.
Por conta disso, são muitos ativos e inteligentes.
São famosos por seu pavio curto. Mas isso varia bastante de cão para cão e principalmente da idade. Conforme vão envelhecendo tendem a latir mais e para qualquer coisa.
Leve, pequeno, cheio de pelos e muito energético. Esses são alguns dos adjetivos dos Shih Tzus. A pequena raça é uma das favoritas para casas e apartamentos pequenos, se ajustando muito bem aos lares.
Embora tenham pelos longos, eles não costumam perder muitos fios pela casa. Mas é aconselhável levá-los para tosar, para que eles fiquem mais alinhados e tenham mais qualidade de vida.
O cãozinho de origem britânica é um cachorro com muita classe. Suas orelhas grandes são um charme extra, o que torna essa, uma das raças pequenas mais belas e simpáticas.
Essa raça pode ser um pouco teimosa, o que costuma dar um pouco de trabalho para tutores menos experientes, mas se adapta muito bem a apartamentos, desde que façam passeios ao longo do dia.
Curiosidade: muitos são sabem, mas o famoso cachorro do desenho Snoopy é um beagle.
O maltês é outra raça pequena muito amada. Essa raça é bastante conhecida pelos seus pelos e por serem bastante energéticos, animados e teimosos.
Outro fato sobre eles, é que adoram colo e brincadeiras, por isso vão sempre estar acompanhando seus donos por toda casa. Se você busca um companheiro para todas as horas, essa é uma ótima raça.
O poodle, principalmente as versões minis, são ótimas opções para quem quer ter uma raça menorzinha. Bastante amorosos, os poodles acabam sendo um pouco ciumentos para com seus donos.
Quando falamos de poodles, estamos falando dos seus famosos pelos enrolados. Então, para garantir mais qualidade de vida para o animalzinho, é preciso levar com frequência para fazer a tosa.
Para fechar a lista, temos o famoso “salsicha”, que é outra das raças pequenas mais adotadas do Brasil. Seu jeitinho diferente, com as patinhas mais curtas, tornam esse cãozinho muito simpático.
A raça é muito curiosa e ficam horas farejando algo para fazer. É sempre importante passear com eles, ainda mais se moram em um apartamento.
As raças pequenas de cães precisam de alguns cuidados extras. Por isso, separamos alguns pontos importantes para você cuidar bem dos seus:
Como falamos acima, algumas raças pequenas são cheias de pelos. É preciso manter a visita frequente no petshop. E não estamos falando apenas de questão cosmética, o pelo bem cortado ajuda o cão no dia-a-dia.
Os cuidados com os animais no inverno é muito importante. Se os peludinhos sofrem de calor com os pelos, os com pelagem mais curta acabam sentindo bastante frio. Então, é preciso ter roupinhas e cobertores para eles poderem ficar aquecidos.
Principalmente em dias em que o frio é mais rigoroso.
Raças pequenas, na grande maioria das vezes, precisam de ração voltada para eles. Verifique se o alimento que está comprando é de acordo com o tamanho do seu cão. Também é preciso controlar a quantidade de ração, porque alguns costumam comer mais do que precisam.
Importante: raças pequenas diferem de filhotes.
Se gostou deste post, compartilhe com amigos e passe a informação para aqueles que você admira!
É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.
Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.