Com o início do verão, principalmente no Brasil, não há quem não sofra com as altas temperaturas. Sendo assim, assim como nós precisamos, devemos tomar alguns cuidados com os animais no verão.
Isso porque o verão é traiçoeiro. Visto que há mudanças também na umidade do ar. Essa que varia de seca para muito úmida. De modo a causar problemas na saúde dos nossos animais de estimação quando há carência de cuidados especiais.
Logo a importância dos cuidados com animais no verão está óbvia não apenas na manutenção de uma vida saudável e qualidade de vida. Mas também na prevenção aos possíveis riscos proporcionados pelo calor.
Índice
Embora muitas pessoas pensem que o verão não muda muita coisa aos animais, além de apresentar maior necessidade de hidratação e locais frescos. O calor traz consigo perigos que pioram devido às altas temperaturas, como por exemplo:
Você sabia que o verão pode ocasionar todos esses problemas? Independentemente da sua resposta, que tal conhecer alguns cuidados com animais no verão que, talvez, você desconheça? Isso pode ajudar muito ao seu pet e a você.
Até porque nenhum dono deseja o mal ao seu bicho de estimação.
Por meio da citação dos possíveis riscos que seu pet pode sofrer, acreditamos que você já deve ter em mente alguns cuidados necessários. Como por exemplo: atenção aos comportamentos do animal, oferecimento de água fresca e cuidados com a pele.
Apesar disso, com esse artigo, buscamos proporcionar a você um melhor conteúdo e conhecimento. Pois assim você será capaz de tratar seu cão ou gato corretamente em qualquer estação. Estando frio ou calor.
Siga as dicas a seguir e tenha um pet saudável e mais feliz durante qualquer estação.
Muitos donos já conhecem as regras básicas com os cuidados com as patas dos animais, principalmente no verão. No entanto, não apenas no verão, mas também durante qualquer período com climas quentes. Sendo a principal: o evitar passear com o pet em horários mais quentes.
Os horários mais apropriados são aqueles antes das 10 horas e depois das 16 horas. Até porque é o momento em que o calor solar está mais fraco e o asfalto menos quente. Dessa forma, você evitará que as almofadinhas das patinhas do seu animal se queimem, ficando sensíveis e doloridas.
Além disso, não indicamos o uso de sapatinhos aos cães e gatos. Já que as almofadas de suas patas são importantes para a manutenção da temperatura corporal.
Você já sabia que os animais não transpiram? Isso porque não possuem glândulas sudoríparas, assim como nós humanos. Portanto os pets procuram uma forma diferente para controlar a temperatura dos seus corpos.
Os cães, por exemplo, manifestam o calor por meio do ato de colocar suas línguas para fora da boca. Passando a inspirar e expirar o ar pela boca. Já que o controle de temperatura corporal é realizado por meio de sua respiração.
Nesses casos, para qualquer bicho de estimação, os cuidados com animais no verão, dependerão do fornecimento de água fresca abundante, local arejado, sombra e descanso.
A realização de atividades físicas em excesso também pode ser um grande inimigo durante o calor.
Sendo mais frequente o aparecimento de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos no seu animal, já começamos indicando o uso de produtos contra esses parasitas. Mas não parando nisso, os cuidados com a pele têm a ver com as possíveis queimaduras, doenças de pele e umidade.
Iniciando pelas doenças de pele, o ideal é pedir por uma tosa diferenciada durante os períodos mais quentes do ano. Até porque essa será uma ótima forma de diminuir o calor e evitar a umidade no pelo. O que, consequentemente, pode originar o surgimento de fungos.
Além disso, há pets, como o Labrador, que adoram ficar na piscina. Pois se tratam de cães de água. Sendo assim, sugerimos que dê banhos em seu animal de estimação e o seque corretamente. De modo a prevenir da proliferação de fungos, também.
Para o combate às queimaduras ou mesmo câncer de pele, o mais recomendado é evitar passear com o pet nos horários de intenso sol e passar protetor solar no seu bichinho. Esse produto sendo especificamente de uso veterinário.
Tal método será essencial, uma vez que tanto os cães quanto os gatos apresentam pele branca. Sendo necessário, principalmente, aos animais albinos.
Quando tratamos de cuidados com animais no verão, é difícil não falar sobre a necessidade de hidratação. Fator esse que, por vezes, precisamos incentivar nossos pets, já que esses precisam beber água a cada 15 a 20 minutos, durante o dia.
A água deve ser levada também nos passeios com os seus animais de estimação. Uma vez que a atividade física promove o aumento de calor, enquanto a água auxilia na diminuição.
Caso você perceba que o seu animal não está ingerindo a quantidade necessária, procure trocar a água com mais frequência. Há também a dica de inserir alguns cubos de gelo no potinho de água, de modo a deixá-la mais refrescante. Principalmente, durante a noite.
Você é o tipo de dono que deixa a comida disponível o dia inteiro ao seu animal ou aquele que oferece apenas em horários definidos? Se você costuma deixar o dia inteiro, então já saiba que no verão deve mudar esse hábito.
Isso porque, no calor, a comida costuma se deteriorar rapidamente. Já que em contato com água ou saliva do pet rações secas industrializadas costumam fermentar. Não sendo indicado manter após 30 minutos.
Além disso, com a deterioração da comida, moscas, formigas e ratos são atraídos. Podendo contaminar o alimento do seu animal de estimação.
Portanto recomendamos que passe a oferecer a alimentação em horários mais frescos e locais arejados. No caso de gatos, sabemos que o mais comum é fornecer durante todo o dia. Entretanto tente colocar no potinho pequenas porções durante todo o dia.
Assim, além de água fresca, seu pet terá sempre comida nova.
A higiene também está relacionada com os cuidados com a pele já citados, mas principalmente com a frequência de banho. Essa que deve ser diminuída durante todo verão.
Tal fato se dá devido os banhos diminuírem a ação dos produtos contra carrapatos e pulgas. Porém você pode optar também pelos comprimidos, ao invés das pipetas. Visto que esses ficam diretamente no organismo do animal, enquanto as pipetas recobrem toda a pele.
Durante os banhos, analise a pelagem do seu pet e a presença de possíveis parasitas e lesões. Essa será uma boa técnica para prevenir e tratar qualquer doença.
Sabendo que durante esses períodos mais quentes os pets precisam de cuidados específicos, lembre-se sempre o que deve ser evitado, como:
Esses cuidados com animais no verão também podem ser realizados em períodos mais amenos. Sendo até mesmo recomendados, uma vez que proporcionarão uma melhor qualidade de vida e bem-estar.
Logo compartilhe com outros tutores de pets e garanta mais saúde.
É uma ONG criada em Dezembro/99, CNPJ: 07.661.890/0001-21, com o propósito de acolher cães de rua que estejam em estado crítico de saúde, extremamente debilitados ou em situação de risco.
Inscreva-se como associado do S.O.S. Cãopanheiros ou pelo telefone (021) 99766-1180. Passe a receber as noticias e contribuir para a ONG, efetuando depósito mensal em uma de nossas contas.